terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tu queres é couves e vinho verde!

muda-se de região, muda-se de paisagem....MINHO!

Ao entrarmos nesta região somos invadidos por uma paisagem verde que se prolonga vista fora. É impossível ficar indiferente a tanta beleza. Começam a aparecer os vinhedos de vinho verde, em que a condução das vinhas é feita de forma algo diferente daquela a que estamos habituados noutras regiões. Aqui, predominam as vinhas altas, em latada e em sistema de enforcado. 
As características do solo, clima e das castas da região (por exemplo: a tão afamada alvarinho que até tem um vinho com o seu nome) são determinantes nas características que este vinhos de carácter leve e fresco apresentam. Por estas razões e mais algumas o vinho verde é único no mundo e o segundo mais exportado de Portugal, a seguir ao vinho do Porto.






vinhedos do vinho verde


 as couves galegas no meio das vinhas

Paralelamente à vinha e muitas vezes no meio da mesma existe outro cultivo que faz parte integrante da paisagem, as couves!! A galega é a rainha cá do sítio!
... mas ora vejamos uma particularidade: 

"as províncias do Minho, Beira Alta e Trás-os-Montes chamam galega às coisas fracas, pequenas ou pouco aproveitadas, como gado, linhos, frutas, legumes, roupas, etc.
Ou seja tudo o que era de carácter miúdo e nada majestoso era logo apelidado de galego devido à rivalidade entre Portugal e Espanha! "

"Alguns exemplos: couve galega (que é uma couve de natureza tosca), vaca galega (dá muito leite mas aguenta pouco os trabalhos de lavoura), linho galego (era o linho mais fraco)."

_________________________________________________________
In: Braga Teófilo, 1995 - O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições, volume I, 3ºedição; Portugal de Perto, Publicações Dom Quixote, Lisboa pag. 91



Ontem passámos por: Porto - Felgueiras - Guimarães - Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário