segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Os Maranhos de Oleiros, "prontinhos" !



Querido Portugal, o desvio  de hoje foi-nos sugerido por uma conterrânea, Tânia Mendes, seguidora no nosso Facebook, que nos indicou um restaurante na sua zona – Oleiros,  após termos publicado um comentário sobre os maranhos.
 Após a saída de Vila Velha de Rodão, a viagem dividiu-se entre as curvas intermináveis e a beleza da serra, que chega a impressionar de tão grandiosa.
À chegada foi fácil encontrarmos o nosso caminho para o restaurante, o “Prontinho”, um espaço despretensioso porém acolhedor, que convidava a uma boa refeição no quentinho da sala.

Um menu simples e de escolha não tão fácil, dada a variedade de pratos tradicionais que todos nós queríamos experimentar. No topo da lista figurava o cabrito estonado mas este, para nossa tristeza, era confecionado apenas sob encomenda. Não desanimámos, e escolhemos então o bacalhau no tacho, o bucho recheado e os famosos maranhos à moda de Oleiros.




Começámos pelo fiel amigo. Coberto com um molho adocicado de cebola, tomate e pimento que equilibrava na perfeição um bacalhau um pouco puxado de sal, mas com boa lasca. Uma gulodice!

Em seguida trinchámos o bucho, estômago de porco recheado com carne de vaca, porco e galinha. Este prato estava cozinhado na perfeição com um sabor que nos remetia a memória para o de uma boa alheira!

Para finalizar, o motivo do desvio, os maranhos à moda de Oleiros. Que consiste no bucho de borrego recheado com cabra, arroz e porco, tudo aromatizado com hortelã. A única dificuldade na apreciação deste prato foi o facto de nos faltar quem já o tivesse provado antes para atestar a qualidade do mesmo. Para nós, pioneiros, pareceu-nos apenas que, embora delicioso, o arroz estivesse um tanto ou quanto seco. Desconhecimento dos provadores ou característica da receita, não o sabemos ainda. Teremos que o provar novamente.
As sobremesas foram simples, pudim de ovos e bolo de canela, nozes e maçã. Que pena não termos conseguido encontrar o famoso arroz doce das beiras.~

O desvio valeu a pena sem dúvida!
Continuem a partilhar aqueles cantinhos onde a comida vos aquece o coração!



Hoje passámos por: Castelo Branco - V.Velha de Rodão -Oleiros- Pampilhosa da Serra - Góis -Viseu - Lamego

1 comentário:

  1. ola e uma passagem no villa pampilhosa hotel conhecer a nossa cozinha obrigado o Chef Flavio Silva

    ResponderEliminar