terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Serões em Braga

“ O resto do jantar correu sem outra novidade, a não ser a saudação geral, que vitoriou a surpresa do doutor, a qual, desta vez, consistiu em uma dúzia das decantadas frigideiras de Braga, a mais apetitosa concepção dos pasteleiros da augusta cidade”
(In Serões da Província, Júlio Dinis)

Se alguma criação gastronómica merece ser citada numa obra literária intemporal e persiste até aos dias de hoje, então nós temos que a conhecer!

Após o nosso acordar na cidade de Braga descobrimos, para nossa surpresa, que estávamos hospedados mesmo ao lado da pastelaria, já bicentenária, que produz as afamadas frigideiras de Braga.
 
Frigideiras do Cantinho

O nome não nos dava pistas, à primeira, do que se tratava. Rumámos então à pastelaria Frigideiras do Cantinho e foi aqui, com os pés assentes por cima das ruínas romanas que jazem no subsolo e que podem ser vistas através do piso transparente, que as provámos. As frigideiras de Braga são pastéis de massa folhada, de tamanho generoso, recheadas com carne de vitela moída e com um tempero especial.


A afamada frigideira (ou pelo menos, metade dela...)

 
A fama destes pastéis já permitiu a esta casa expandir o seu negócio na cidade, e ainda que restem poucos traços do edifício original de 1796, a qualidade das frigideiras obriga a uma visita.
Reza a lenda que a receita foi criada à mais de 200 anos, e transmitida de geração em geração até aos dias de hoje. Não sabemos se terão sido iguais às do doutor, mas que também mereceram a nossa saudação, lá isso mereceram!

Sem comentários:

Enviar um comentário