sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Feijanito com cardos e cilarcas




Fábio, um jovem cozinheiro de raízes alentejanas da brigada de cozinha do restaurante Degust’AR  relatou-nos, na primeira pessoa, a que sabe o seu Alentejo…

O ‘feijanito’ (a ler em bom sotaque alentejano!) devidamente confeccionado em panela de barro é um dos seus pratos de eleição e, aquele que melhor reflecte os sabores alentejanos que merecem ser degustados, à lareira, onde se sente o cheiro a chouriço e toucinho.

Para aqueles menos acostumados a tais regionalismos, nós inclusive, cabe-nos explicar que as cilarcas são uma variedade de cogumelos colhidos na serra durante os meses de Janeiro a Março e que enriquecem qualquer prato da cozinha regional.

Os cardos, semelhantes aos utilizados no fabrico de queijo, são outro dos ingredientes únicos e peculiares que servem de guarnição sabor e colorido ao prato.

E o feijão ‘canário’, de cor amarela, é defendido como o feijão do antigamente..

Nem sempre reflectidos nas ementas dos restaurantes, são estes os sabores que nos ficaram prometidos para uma próxima visita. E são estes, junto com a certeza de que seremos bem recebidos pelo grande povo alentejano que nos deixa a certeza de que iremos cá voltar, uma e outra vez….

1 comentário:

  1. Apesar de algarvia até à ponta dos cabelos...até fiquei curiosa e com vontade de provar o manjar alentejano feijanito:)

    ResponderEliminar