sábado, 2 de março de 2013

Cozinha na Mouraria

Durante a nossa incursão por Lisboa tivemos a felicidade de nos cruzarmos com um projecto comunitário muito interessante - a “Cozinha Popular da Mouraria". Localizado em pleno bairro da Mouraria, esta casa foi idealizada pela Adriana Freire e pretende ser um espaço de aprendizagem e partilha de experiências culturais e gastronómicas, envolvendo a comunidade local. Para além da formação em cozinha, alimenta-se o espirito empreendedor.

Bairro da Mouraria, Lisboa
 
Nesta casa convive-se, aprende-se, partilha-se, experimenta-se e sonha-se.

São vários os chefes convidados a interagirem com o grupo de formandos residentes no bairro, partilhando os seus conhecimentos e experiência. Tivemos a possibilidade de conhecer a Cozinha Popular, no dia em que o formador convidado foi o André Magalhães, da Taberna da Rua das Flores.

Chefe André Magalhães com os formandos

O tema do dia era a cozinha indiana e chinesa, ao encontro do ambiente multicultural que se vive na Mouraria. Antes do almoço, os formandos tiveram a possibilidade de efectuar as compras nas mercearias locais. De seguida, e já na cozinha foram acompanhados passo a passo pelo André Magalhães na confecção de dois pratos típicos asiáticos.

Índia e China nos pratos do dia

A Cozinha Popular da Mouraria nasce de um sonho, o de uma cozinha do bairro, de portas abertas, onde todos são convidados e onde todos podem aprender. E alimenta sonhos… de todos aqueles que conhecem este projecto e o apoiam, dos formandos, dos chefes formadores. O sonho de que tenha sucesso e continuidade e que contribua para o sucesso dos que nele participam.

É um projecto que vive da partilha de memórias e experiências, do espírito criativo e empreendedor. Fica a promessa de que no futuro iremos lá voltar para partilharmos esta nossa experiência e aprendermos um pouco mais.

É da nossa acção e do nosso envolvimento que parte a mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário